Enchentes na Índia matam quase 400 pessoas

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos. Neste século as coisas se repetem. Infelizmente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas.

Consumimos bens demais, as fábricas estão a todo o vapor, as geleiras continuam derretendo e as enchentes continuam matando. Desta vez foi a vez da Índia enfrentar chuvas que deixaram quase 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.

Equipes de resgate continuam trabalhando em Kerala, região mais afetada. As perdas de infraestrutura contabilizam mais de 3 bilhões de dólares. Na saúde pública a preocupação é evitar que doenças se espalhem pela água.

Estamos longe mas contribuímos para o aquecimento global, que pode gerar catástrofes e atingir pessoas do outro lado do mundo. Para reduzir sua pegada ecológica pense em seu consumo:

  • Compre apenas o que precisa. E use tudo o que tem!
  • Opte por sacos reutilizáveis e reutilize sacos plásticos e de papel. Tenha uma embalagem sempre com você em sua bolsa, em seu carro, na sua mochila. 
  • Recicle - inclusive roupas, brinquedos, ou objetos que já não usa.
  • Não jogue comida fora. Compre apenas o que for comer. Vai estragar? Antes disso, leve para o trabalho ou escola e divida o lanche com os colegas.
  • Mude sua alimentação. Consuma mais alimentos naturais e menos alimentos processados, empacotados ou que vem de longe. Quanto mais alimentos importados consumimos mais contribuímos para a poluição, visto que os mesmos precisarão ser transportados. Observe também seu consumo de alimentos de origem animal e industrializados. Saiba mais no vídeo:
  • Reduza seu consumo de água. 
  • Use mais os transportes públicos. Um ônibus polui menos do que 50 carros. Se preferir, vá a pé ou de bicicleta.
  • Aniversários e outras comemorações? Presenteie com experiências. Que tal ao invés de comprar mais bugingangas presentear com um ticket para o teatro, um show, uma entrada para o futebol...
  • Lembre de apagar as luzes se não estiver precisando das mesmas.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/