Causas e tratamento da ansiedade

ansiedade é uma reação normal do organismo frente a situações que provocam medo, dúvida ou expectativa. Muitos fatores contribuem para o estas emoções: tragédias, problemas familiares, sociais ou financeiros, situação política do país, exposição tóxica, dieta, exposição a campos eletromagnéticos, uso de celular…

A ansiedade também pode ser herdada dos pais. Não só copiamos seus comportamentos mas também compartilhamos a anatomia cerebral. Regiões que processam o medo (como a amígdala e hipocampo), são similares entre pais e filhos, diz o Dr. Ned Kalin, professor de psiquiatria da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. Porém, esta contribuição é de apenas 4% nos nossos níveis de ansiedade. Uma pequena parte do quebra cabeças.

PhotoFunia-1550145762.jpg

Muita ansiedade acaba sendo ruim pois gera dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas para dormir, dificuldade de descansar, inquietação, aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, tensão muscular, dores de cabeça, problemas no estômago… Por isso, ajude-se indo para a cama mais cedo, estabelecendo metas possíveis de serem cumpridas, fazendo uma atividade física duas a três vezes por semana, respirando de forma lenta e profunda, repetindo frases positivas ou mantras, meditando e praticando yoga, ficando menos tempo no celular.

Alimente-se também adequadamente. Carências nutricionais dificultam a produção de neurotransmissores que relaxam. A dieta deve ter quantidades apropriadas de magnésio, vitamina D, complexo B e ômega-3. Estes nutrientes podem ajudar a reduzir a ansiedade em até 30%. Converse com seu nutricionista.

Lembre que o tratamento da ansiedade é complexo e a psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência (juliat.maciel @ gmail. com). Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags