Yoga é tão bom quanto a fisioterapia para redução da dor lombar crônica

Um estudo do Boston Medical Center mostrou que a prática de yoga foi tão eficiente para alívio de dores lombares quanto a fisioterapia. O estudo acompanhou 320 indivíduos, principalmente adultos de baixa renda com dor lombar crônica. O estudo também descobriu que pacientes que praticavam yoga ou fizeram fisioterapia também precisaram usar menos analgésicos.

figure-1707104_1920.jpg

A dor lombar crônica afeta cerca de 10% dos adultos. A fisioterapia é a terapia não farmacológica mais comum mas a prática de yoga é uma ótima opção. No estudo os participantes fizeram 12 aulas de yoga ou participaram de 15 visitas ao fisioterapeuta ou leram materiais sobre formas de lidar com a dor lombar crônica.

Após uma “fase de intervenção”, os participantes fizeram a transição para uma fase de manutenção e foram seguidos por 1 ano. O que os pesquisadores descobriram foi que a prática de yoga foi tão eficaz quanto a fisioterapia para aliviar a dor, melhorar a função e reduzir o uso de medicamentos para a dor.

Os pesquisadores observaram que as melhorias na dor e na função em grupos de fisioterapia e ioga se estenderam por 1 ano, com estratégias de manutenção semelhantes em ambos os grupos. Claro, fisioterapeutas podem individualizar o tratamento, sabem lidar com instabilidade em nível vertebral, sabem mobilizar articulações para melhorar sua mobilidade. O yoga nesse caso pode ser um complemento (Saper et al., 2017).

Para pessoas sem danos na coluna o yoga tem a vantagem de poder ser feito em casa e de ainda agregar técnicas respiratórias, meditativas e de relaxamento, que ajudam a mente a modular o sistema nervoso, reduzindo desconfortos e dores. Yoga e fisioterapia compartilham a grande vantagem de reduzirem o uso de remédios. Com o número de intoxicações e até mortes aumentando devido ao uso indiscriminado de medicamentos, estratégias de fortalecimento da lombar tornam-se fundamentais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/