TDAH e dieta mediterrânea

The-Mediterranean-diet-is-gone-says-WHO-chief_wrbm_large.jpg

O padrão alimentar mediterrâneo que faz bem é aquele rico em verduras, legumes, frutas, cereais integrais, castanhas, sementes, azeite, peixes ricos em ômega-3. Esta dieta beneficia, crianças, adultos e idosos reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, Alzheimer e diabetes. Agora, a dieta também começa a ser investigada como uma alternativa para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As causas do TDAH continuam a ser debatidas. Não foi descoberta nenhuma deficiência genética ou química do cérebro que seja universalmente aceita pela comunidade médica. Além disso, alguns fatores contribuintes, como dieta, atividade física e dinâmica familiar variam entre os indivíduos diagnosticados. Por isso, os resultados das pesquisas que relacionam alimentação/suplementação para o tratamento do transtorno também são muito variáveis.

A Espanha é um país banhado pelo mediterrâneo. Mas, como em todo país ocidental industrializado, o consumo de alimentos processados aumenta ano a ano. Com isso, crescem também o número de casos de pessoas diagnosticadas com TDAH. Estudo recente mostrou que crianças e adolescentes espanhóis com TDAH consomem doces e alimentos fast food com mais frequência. Também consomem menos frutas, verduras e peixes ricos em ômega-3. A dieta não vai curar o TDAH mas poderá contribuir para a redução de alergias, intolerâncias, dores e outras questões que afetem o comportamento. Também melhora a chegada de nutrientes importantes para a produção de neurotransmissores no cérebro.

Os autores relatam, entretanto, que o papel da família e da sociedade não pode ser descartado. No mesmo estudo, crianças vivendo em ambiente familiar disfuncional tiveram um risco aumentado para TDAH. Por isso, muitos estudos nestas áreas ainda são necessários. De qualquer forma, um ambiente alimentar e familiar funcionais não deixam de ser imprescindíveis por toda a vida (Ríos-Hernández et al, 2017).

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!