Perfeccionismo pode aumentar risco de doenças

Unknown.jpeg

O equilíbrio é muito importante na vida. Uma personalidade perfeccionista pode ser a chave para o sucesso. Sim, o perfeccionismo pode ser uma virtude. Mas ser muito perfeccionista pode ser um defeito, pode viver com os prazos atrasados, pode achar que nada nem ninguém é bom o suficiente. E isso causa estresse. Não é de se espantar que pesquisas mostrem que pessoas perfeccionistas sejam mais ansiosas e acabem sofrendo com dores de cabeça, pressão alta, insônia, problemas intestinais, depressão, doenças cardíacas e até morte precoce. O perfeccionista também tem maior risco de obesidade, uso alto de álcool e drogas.

As redes sociais pioram o quadro. Agora, todo mundo quer mostrar-se bom, bonito, melhor, perfeito. É natural querermos fazer as coisas bem feitas, querermos dar nosso melhor em alguma área. Porém, quando a perfeição vira uma obsessão o sofrimento é grande. Gasta-se cada vez mais com cirurgias plásticas, roupas, bolsas, sapatos, exigimos cada vez mais de nós mesmos e dos outros. O estresse é enorme, fazendo as glândulas suprarrenais produzirem mais adrenalina e noradrenalina. Estes hormônios preparam o corpo para lutar ou fugir, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial, dilatando as vias aéreas e artérias coronárias e aumentando a taxa metabólica.

Procurar ajuda pode ser importante. Psicoterapia, yoga, meditação nos ajudam a entender as causas deste perfeccionismo, a relaxar e a equilibrar a produção de hormônios. Abordagens que olham para o ser humano como um todo (mente, corpo e espírito) são bastante eficazes. A nutrição adequada, a prática de atividade física, técnicas de meditação, relaxamento e controle das emoções e resiliência são fatores fundamentais para a energia vital.

As comunidades científicas e médicas estão continuamente fornecendo evidências que mostram os benefícios da meditação para a saúde. A meditação não requer prescrição, é barata e seus principais efeitos colaterais são maior relaxamento e sensação de paz e bem ser. Assuma total responsabilidade pela sua saúde. Cuide-se diariamente adotando uma rotina diária saudável.

Compartilhe nas suas redes sociais.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/