O poder de cura da prática de yoga

Um número crescente de estudos vem mostrando que a prática de yoga é capaz de reduzir a pressão arterial (Chauhan et al., 2017), o estresse (Riley & Park, 2015), a ansiedade (Ubelacker & Broughton, 2016; Sumit et al., 2018), aumentar a força física (Shiraishi & Bezerra, 2016), melhorar o equilíbrio (Youkhana et al., 2016), aliviar a dor nas costas (Wieland & Santesso, 2017), melhorar a qualidade de vida em pacientes com Alzheimer (Danucalov et al., 2015), dentre tantos outros benefícios. 

Screen Shot 2018-07-23 at 2.37.51 PM.png

Não é de admirar que o yoga venha sendo praticado por gestantes, crianças, adolescentes, adultos, idosos e atletas. Pessoas diferentes possuem objetivos diferentes. Que benefícios você busca com a prática. Conheça mais alguns estudos que focaram nesta prática milenar:

- Melhoria do humor: revisão sistemática com mais de 20 estudos mostrou que a prática yoga regula o sistema nervoso simpático e o sistema hipotálamo-pituitária-adrenal, reduzindo sintomas depressivos e melhorando o humor (Pascoe & Bauer, 2015).

- Ossos mais fortes: muita gente tem preguiça de começar, mas a prática de yoga por apenas 12 minutos já consegue aumentar a massa óssea na espinha e no fêmur (Lu et al., 2015).

- Redução da dor e cansaço em pacientes com fibromialgia. E não só, também reduz a tendência que alguns pacientes tem de estar sempre esperando pelo pior (Lazaridou et al., 2018).

- Melhoria da memória. A prática regular de yoga muda partes do cérebro envolvidas na função executiva, especialmente a memória (Gothe et al., 2018).

O yoga pode melhorar nossa saúde física e mental. Comece hoje!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags