O poder de cura da prática de yoga

Um número crescente de estudos vem mostrando que a prática de yoga é capaz de reduzir a pressão arterial (Chauhan et al., 2017), o estresse (Riley & Park, 2015), a ansiedade (Ubelacker & Broughton, 2016; Sumit et al., 2018), aumentar a força física (Shiraishi & Bezerra, 2016), melhorar o equilíbrio (Youkhana et al., 2016), aliviar a dor nas costas (Wieland & Santesso, 2017), melhorar a qualidade de vida em pacientes com Alzheimer (Danucalov et al., 2015), dentre tantos outros benefícios. 

Screen Shot 2018-07-23 at 2.37.51 PM.png

Não é de admirar que o yoga venha sendo praticado por gestantes, crianças, adolescentes, adultos, idosos e atletas. Pessoas diferentes possuem objetivos diferentes. Que benefícios você busca com a prática. Conheça mais alguns estudos que focaram nesta prática milenar:

- Melhoria do humor: revisão sistemática com mais de 20 estudos mostrou que a prática yoga regula o sistema nervoso simpático e o sistema hipotálamo-pituitária-adrenal, reduzindo sintomas depressivos e melhorando o humor (Pascoe & Bauer, 2015).

- Ossos mais fortes: muita gente tem preguiça de começar, mas a prática de yoga por apenas 12 minutos já consegue aumentar a massa óssea na espinha e no fêmur (Lu et al., 2015).

- Redução da dor e cansaço em pacientes com fibromialgia. E não só, também reduz a tendência que alguns pacientes tem de estar sempre esperando pelo pior (Lazaridou et al., 2018).

- Melhoria da memória. A prática regular de yoga muda partes do cérebro envolvidas na função executiva, especialmente a memória (Gothe et al., 2018).

O yoga pode melhorar nossa saúde física e mental. Comece hoje!

A inspiração ativa o sistema nervoso autônomo simpático e a expiração ativa o sistema nervoso parassimpático. Se expiramos bem e de forma mais lenta, conseguimos nos acalmar.

Essa “dominância” do SNA Parassimpático nesses momentos de expiração permite uma maior ativação do nervo vago. Isso repercute de maneira positiva no sistema nervoso central de duas formas principais:

1) Pela liberação de serotonina em áreas corticais. A serotonina também é conhecida como a molécula da felicidade, nos torna mais confiantes e positivos.

2) Pela inibição da atividade de uma área conhecida como amígdala, responsável por mediar as respostas de medo e ansiedade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/