Lições do Google Maps para cuidar-se bem

Screen Shot 2018-07-23 at 1.04.37 PM.png

Morei a maior parte da minha vida em Brasília, uma cidade planejada, com linhas retas e ruas numeradas. Este ano passei a trabalhar em Portugal, na cidade do Porto, fundada no século I, com ruas tortas, becos e ladeiras. Frequentemente preciso recorrer ao Google Maps para saber onde estou e para onde preciso ir. Erro o caminho, volto ao aplicativo, corrijo a rota e sigo. Nesses primeiros 3 meses no Porto usando o Google Maps já conheço melhor a cidade e já me cuido melhor também. Como assim?

1) Mesmo quando erro o caminho o aplicativo é paciente, nunca grita, simplesmente corrige a rota e retomamos juntos o percurso. O google maps continua sempre me guiando de forma calma e gentil. Mas a nossa voz interna não é sempre tão gentil. Quantas vezes pensamos "que m..., peguei a rota errada", "que burrice!" ou algo parecido? E pra quê? Sempre há uma forma de corrigir o percurso na estrada, nas ruas, na vida. Preste atenção nas frases que usa para falar com você mesmo. Foque no momento presente, sorria e faça o que tem que ser feito. Tudo dará certo e você não precisa se colocar pra baixo para que as coisas se ajeitem. Pelo contrário! Portanto, trate-se com gentileza.

2) Aprendi que muitos percursos levam ao mesmo lugar. Isso é óbvio, não? Erramos a rua? É só dar a volta no quarteirão. Aliás, quando nos perdemos, descobrimos coisas novas, lojinhas, cantinhos da cidade, parques. Aprendemos que existem opções, às vezes até mais interessantes do que as inicialmente programadas. Na vida também é assim. Quantas vezes nos agarramos a hábitos antigos e somos incapazes de ver as coisas boas que estão ao nosso redor? Quando estamos com problemas ao invés de nos desesperarmos podemos sempre pensar: "que alternativas existem?",  "existe alguém mais experiente com quem posso conversar para encontrar outras possibilidades?". 

3) Não existe caminho errado. O google maps nunca me disse: "há não, você foi para o lado errado!". Ele nunca pira. A rota é simplesmente recalculada. Em nossa vida também é assim. Às vezes sentimos que fomos para o caminho errado, que fizemos uma escolha equivocada. Mas a cada escolha temos a oportunidade de aprender, crescer, nos desenvolver. Mesmo assim, aprendi também com o google que é importante saber para onde está indo, onde se quer chegar ou ficaremos dando voltas sem parar. Na vida também é assim, precisamos ter um plano. Converso bastante sobre isso no curso autocoaching

4) Sabendo onde queremos ir e nos preparando antes chegamos mais rápido. Também planejamos melhor nosso dia para que consigamos fazer tudo o que é importante: as compras do supermercado, chegar ao trabalho na hora e ter tempo para nosso bem estar, nossos cuidados pessoais, nossa meditação. Afinal, nos cuidando, tomamos melhores decisões, ficamos mais felizes, cuidamos melhor das pessoas que dependem de nós e ainda temos tempo para curtir a cidade - ou para nos perdermos por ela. 

Comece a meditar hoje: método prático e eficaz

A Meditação das 6 fases foi projetada por Vishen Lakhiani, sócio-fundador da Mindvalley. Tem como objetivo contribuir para notáveis transformações em curto espaço de tempo. Vishen foi professor de meditação por 1 década e trabalha na área de desenvolvimento pessoal. É hoje um importante e bem-sucedido empreendedor na área e defende que a meditação é a ferramenta mais importante que temos para ampliar o poder de nossas mentes, cultivar a paz e o bem-estar, além de aumentar nossa produtividade, inteligência emocional, resiliência e eficácia. Um número crescente de estudos demonstra que a meditação pode aumentar a qualidade de vida meditando diariamente. Gravei um áudio especial para que possa praticar diariamente:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/