Saúde intestinal e envelhecimento prematuro na Síndrome de Down

O envelhecimento prematuro é uma das caracteristicas de adultos com Síndrome de Down (SD). Sabemos que, além da genética, o envelhecimento celular acelerado está associado ao mau funcionamento intestinal. A microbiota (conjunto de microorganismos) intestinal de pessoas com SD parece ser diferente da de pessoas típicas, por exemplo com maiores quantidades de bactérias Parasporobacterium e Sutterella (Biagi et al., 2014). Em particular, a abundância deste último microorganismo parece associar-se a mais modificações comportamentais, incluindo irritabilidade, agitação, letargia, estereotipias, dificuldades na fala. 

Esse resultado ainda precisa ser mais explorado mas considera-se importante a suplementação de probióticos em forma de rodízio para melhorar a diversidade bacteriana destes indivíduos, comportamento e também imunidade. Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!