Amigas bactérias

Você sabia que 90% das células do nosso corpo não são humanas? Verdade! A maior parte das células em nosso corpo são de bactérias presentes em nosso trato digestivo. Esse mundo em miniatura presente principalmente em nossos intestinos digerem alimentos, regulam o apetite, controlam o metabolismo, melhoram as respostas do sistema imune, produzem vitaminas, influenciam nosso humor e até influenciam a expressão de nossos genes.

Quando a microbiota intestinal sofre, todo o corpo sofre. O risco de doenças do coração, de obesidade, de diabetes e até de Alzheimer aumenta. Quando tomamos antibióticos desnecessariamente matamos as bactérias intestinais. A reposição de bactérias probióticas restaura o equilíbrio da microbiota e o risco de novas doenças diminui. Também podemos encontrar probióticos em alimentos fermentados como chucrute, kimchi, iogurte e kefir.

Para a saúde do corpo estas bactérias boas precisam estar vivinhas. As mesmas alimentam-se de fibras prebiótica presentes em alimentos como alcachofra, alho, cebola, aspargos, banana verde, brócolis, cebolinha, couve, gengibre, semente de abóbora, beterraba, tomate, chicória.

Confira mais no vídeo publicado hoje em meu canal: YouTube.com/dicasdanutricionista

Dia 19 de maio darei um curso sobre o tema em Viseu. Inscrições: https://bit.ly/2jjOUpN 

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags