Amigas bactérias

Você sabia que 90% das células do nosso corpo não são humanas? Verdade! A maior parte das células em nosso corpo são de bactérias presentes em nosso trato digestivo. Esse mundo em miniatura presente principalmente em nossos intestinos digerem alimentos, regulam o apetite, controlam o metabolismo, melhoram as respostas do sistema imune, produzem vitaminas, influenciam nosso humor e até influenciam a expressão de nossos genes.

Quando a microbiota intestinal sofre, todo o corpo sofre. O risco de doenças do coração, de obesidade, de diabetes e até de Alzheimer aumenta. Quando tomamos antibióticos desnecessariamente matamos as bactérias intestinais. A reposição de bactérias probióticas restaura o equilíbrio da microbiota e o risco de novas doenças diminui. Também podemos encontrar probióticos em alimentos fermentados como chucrute, kimchi, iogurte e kefir.

Para a saúde do corpo estas bactérias boas precisam estar vivinhas. As mesmas alimentam-se de fibras prebiótica presentes em alimentos como alcachofra, alho, cebola, aspargos, banana verde, brócolis, cebolinha, couve, gengibre, semente de abóbora, beterraba, tomate, chicória.

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags