O que é uma neoplasia?

Uma neoplasia é um tecido novo (neo, novo; plasia, formação) que cresce dentro de um organismo. Os termos câncer (no Brasil) ou cancro (em Portugal) são utilizados para designar uma neoplasia maligna. Na verdade, todos estes termos são imprecisos visto que existem, só na espécie humana, centenas de diferentes tipos de cancros.

O crescimento de um novo tecido pode ser resultado de uma maior proliferação (divisão) celular, de uma maior resistência das células à morte programada (apoptose) ou de ambos os fatores. A neoplasia maligna invade tecidos à sua volta.

caranguejo.gif

Curiosidade: a palavra cancro tem origem no vocábulo latino que significa carangueijo. Hipócrates, considerado o pai da medicina, chamou a atenção, por volta de 400 a.C. que o tecido cancerígeno desenvolve vasos que ficam inchados e que o tornam parecido com um caranguejo.

O prefixo onco que utilizamos na palavra oncologia vem do grego, onkos, e significa massa ou nódulo. 

Fonte: Simões, M.S. O cancro. Fundação Francisco Manuel dos Santos e Manuel Sobrinho Simões, 2014, 143p.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/