Síndrome inflamatória intestinal? Reduza o consumo de frutose e frutanos

Carboidratos simples, como frutose e frutanos, presentes em frutas e cereais podem piorar os sintomas de pacientes com problemas inflamatórios intestinais. Nem toda a pessoa é sensível a estes carboidratos. Por isso, a individualização é sempre necessária. Mas existem testes que vale a pena quando sintomas como gases, dores abdominais, diarreia ou prisão de ventre estão presentes.

No vídeo de hoje falo dos FODMAPs, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis pelas bactérias intestinais. Em geral são excluídos da dieta alimentos como pães, biscoitos e outros alimentos contendo frutanos, frutas ricas em frutose como banana, caqui, mamão, manga e figo, lactose e leguminosas.

É importante que exclusões sejam sempre acompanhadas por um profissional habilitado. A exclusão de alimentos pode fazer sintomas melhorarem. Mas sem um diagnóstico adequado problemas podem surgir depois. Por exemplo, a exclusão de alimentos que contém glúten dificultam o diagnóstico da doença celíaca que, quando não tratada, pode resultar posteriormente em osteoporose, anemia, infertilidade e desenvolvimento de certos cânceres intestinais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags