Yoga e imunidade

Increasing-Immunity-In-Childrens.jpg

Yoga é uma antiga prática mente-corpo cada vez mais reconhecida por seus benefícios para a saúde e no tratamento de grande variedade de condições clínicas e não clínicas. Em revisão sistemática publicada por Falkenberg e Peters (2018) são resumidos os resultados de ensaios clínicos aleatorizados que avaliaram os efeitos da prática de yoga no funcionamento do sistema imunológico.

Embora as evidências existentes não sejam inteiramente consistentes, um padrão surgiu sugerindo que o yoga pode reduzir a inflamação, com decréscimo na IL-1 beta, bem como indicações de reduções na IL-6 e TNF-alfa.

Estes resultados mostram m que o yoga pode ser implementado como uma intervenção complementar para populações em risco ou já sofrendo de doenças com um componente inflamatório. Além disso, a prática de yoga pode exercer efeitos benéficos adicionais, aumentando a imunidade mediada por células e mucosa.

Esse campo de investigação ainda é jovem mas com a incorporação do yoga na Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS esperamos mais pesquisas a médio e longo prazo.
 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/