Validação do diploma de nutrição brasileiro em Portugal

Os economistas e professores da London Business School, Andrew Scott e Lynda Gratton, relatam no livro "The 100-year life" as mudanças de paradigmas do mundo do trabalho, durante nossa vida produtiva. Temos a chance de viver mais e melhor, de sermos mais ativos por mais tempo. Com isso, durante a vida podemos desejar mudar de carreira, mudar de cidade, mudar de planos. 

É comum que durante o curso de uma vida as pessoas desejem viver novas experiências, o que contribui inclusive para a mudança de país. Hoje os profissionais cruzam fronteiras e trabalham em um ou mais lugares, se desejarem. Eu tive a grande oportunidade de trabalhar em várias cidades do Brasil, no Chile, nos Estados Unidos e agora em Portugal.

No caso específico de Portugal o nutricionista brasileiro precisa cumprir uma série de requisitos para poder atuar. O país é ótimo, seguro, limpo, as pessoas te receberão bem. Porém, é importante se pesquisar bastante e se informar para não chegar aqui e quebrar a cara. Não quero que isso aconteça com você!

Para trabalhar em Portugal como nutricionista qualquer brasileiro precisa passar primeiro pelo processo de validação do diploma. Para isso, alguns documentos são necessários:

1. Diploma do Grau de Licenciado (original);
2. Certidão de disciplinas aprovadas, com a respectiva classificação (original);
3. Certidão de programas e cargas horárias das disciplinas aprovadas (originais).

Todos estes documentos devem ser emitidos e autenticados pela Faculdade em que se formou e reconhecidos em cartório no formato apostilamento de Haia. Em Portugal estes documentos precisarão ser entregues ao departamento de nutrição de uma universidade pública. Neste momento a taxa de 430€ precisará ser paga. Posteriormente é marcada uma entrevista e uma prova. Caso seu processo seja aprovado você pagará a taxa de 344€ para emissão do diploma.

Com o diploma com equivalência em Portugal em mãos você precisará se registrar na Ordem dos Nutricionistas de Portugal (equivalente ao Conselho de nutricionistas do Brasil) e apresentar os documentos: (1) formulário de registo na Ordem;b) Cópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão português; (2) cópia do cartão de contribuinte (caso não possua cartão do cidadão); (3) uma fotografia original; (4) nada consta do registo criminal.

Depois, para fazer o registro de empresa ou de autônomo são necessários mais outros tantos documentos. Deu medo? Pois é, para viajar para Portugal você precisará de passagem, lugar para ficar, paciência e meses de espera até que esse processo todo seja concluído. Mas dá para se preparar para que as coisas saiam bem. O ideal é começar essa preparação 1 ano antes da mudança. Verdade! Você precisará durante este ano:

  • Revisar as matérias do curso de nutrição para passar na prova;
  • Adquirir confiança para chegar bem na entrevista;
  • Juntar dinheiro para o processo de validação de diploma;
  • Ter dinheiro para ficar em Portugal três meses enquanto o processo é analisado.

Em que eu ajudo meus clientes nutricionistas?

Fui professora universitária por mais de 10 anos e durante o período de preparação dou aulas online uma vez por semana para que você relembre a matéria. Ajudo os nutris a organizarem os estudos, converso sobre as questões burocráticas e...

FORNEÇO FORMAÇÃO EM COACHING!

Sim, isso é super importante. Por que? O que acontece é que pouca gente tem grana sobrando para ficar na Europa por meses sem trabalhar. Com a formação em coaching você poderá atuar online ou presencialmente sem passar por esse tormento todo. Você poderá continuar capitalizando (ganhando dinheiro) enquanto seu processo corre. Assim você estará menos agoniado, menos estressado e com dinheiro no bolso. Isso faz TODA a diferença.

Minhas turmas são pequenas (estourando 10 alunos) para que eu possa dar toda atenção a quem está pensando em fazer essa mudança gigante na vida. Além disso, você estará em contato com outras pessoas que como você estão preparando-se para mudar? Quem sabe não virarão parceiros de negócios? Abrirão clínicas juntos? Dividirão as alegrias e vitórias com pessoas com as mesmas aspirações e sonhos?

Ou não! Saiba que se você desistir de vir para Portugal terá se aperfeiçoado muito na nutrição, terá virado coach e poderá trabalhar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo aplicando seus conhecimentos da nutrição associados às técnicas de coaching em saúde.

IMG_4722.JPG

Para os que desejam, também podem fazer a formação online em yoga comigo por um preço especial. Assim, você fica com mais possibilidades de atuação (no Brasil, em Portugal ou onde queira).

Você só ganha!

Para inscrever-se agora e começar em maio clique em: http://bit.ly/2FKbdm7

Para conversar comigo preencha seus dados: http://bit.ly/2u2BqXo

Boa semana com muitas reflexões!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!