Alcançaremos os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030?

A desnutrição crônica na infância atrapalha o crescimento e o desenvolvimento, aumenta o número de doenças e o risco de morte. No ano de 2015 vários países reuniram-se na ONU e traçaram uma agenda para 2030. As decisões determinaram ações para acabar com a pobreza e a fome no mundo, promover a prosperidade e o bem-estar e proteger o meio ambiente.

objetivos_port.png

De acordo com pesquisa divulgada na revista Nature nenhum país da África conseguirá acabar com a desnutrição até 2030. A pobreza, as mudanças climáticas, os desafios geográficos, guerras e iniquidades educacionais contribuem para o problema.

Na América do Sul, incluindo Brasil, a pobreza no meio rural, as ameaças à agricultura pelas mudanças climáticas e a piora nas condições do meio ambiente são problemas que contribuem para a má nutrição (baixo peso em alguns, sobrepeso/obesidade em outros, carências de micronutrientes). Para alcançarmos as metas acordadas em 2030 trabalho, educação, justiça social, lazer, acesso a bens e serviços precisam estar disponíveis para todos. Taí um desafio para toda a sociedade.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!