Dieta rica em gordura - previna problemas intestinais e inflamação

Muita gente está optando pela dieta cetogênica, rica em gorduras, para o controle do peso ou tratamento de condições de saúde. Contudo, não se deve esquecer que o consumo excessivo de lipídios pode alterar negativamente a microbiota intestinal, aumentando a inflamação do tecido adiposo e do cérebro.

Estudos em animais mostram que a dieta rica em gordura altera a permeabilidade intestinal, a composição da flora bacteriana, aumenta a circulação de endotoxinas (Bruce-Keller et al., 2015), aumenta em longo prazo o risco de ganho de peso, intolerância à glicose (Meireles et al., 2016) e neuroinflamação (Meireles et al., 2015).

A inflamação do cérebro atrapalha a neuroplasticidade (Szabó, Kelemen, & Kéri, 2014), ou seja, a capacidade do sistema nervoso em mudar, adaptar-se e moldar-se ao longo do processo de desenvolvimento e quando as pessoas passam por novas experiências.

Com isso, o risco de depressão, perturbações do sono e problemas de memória aumentam (Meireles et al., 2016). Para contrabalançar estes efeitos toda dieta deve ter quantidades adequadas de substâncias antiinflamatórias, fibras, ômega-3 e probióticos. Quanto mais a dieta for rica em gordura provavelmente maior será a necessidade destes compostos. 

Para consultorias, envie uma mensagem.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/