Propriedades nutricionais do Ingá feijão

Existem várias espécies desse fruto, sendo que cinco são comestíveis. Há semanas Brasília está cheinha de frutos maduros de uma dessas espécies: o ingá feijão. Apesar de estar disponível para qualquer pessoa chegar e experimentar nem todos conhecem este fruto que amadurece normalmente entre janeiro e maio. 

O ingá feijão também é encontrado em toda a Região Amazônica, com maior ocorrência na região do rio Negro. Fora do Brasil é bastante encontrado na Bolívia, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador. 

Screen Shot 2018-02-05 at 8.35.54 PM.png

As árvores podem atingir 3 a 12 m de altura.  O fruto vem dentro de uma vagem arqueada, com até 35 cm de comprimento. A polpa é levemente adocicada, tem coloração branca e dentro dela encontram-se as sementes, que são consumidas por aves e também mamíferos.

De acordo com o IBGE 100g da polpa de ingá contém 7,9g de fibras, 146mg de cálcio, 853mg de fósforo e 2,3mg de ferro. Vale a pena provar!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!