Chá de folha de amora

Screen Shot 2018-02-05 at 9.04.46 PM.png

Muita gente diz que chás são caros, mas não precisam ser. Afinal, a natureza está aí em toda a sua abundânia. Hoje fui andar no parque e colhi folhas da amoreira para fazer chá.

A planta Morus nigra L. é conhecida pelos nomes de amora miura, amoreira-preta, amoreira-negra ou sarça-mora. A folha da amoreira é tão nutritiva que serve de alimento para o bicho-da-seda no início da vida.

Para Fumiko Hirahara, do departamento japonês de pesquisa de função dos alimentos do instituto nacional de saúde e nutrição, o consumo do chá de folhas da amoreira tem vários benefícios na saúde, melhorando o funcionamento do fígado e dos rins, equilibrando a glicemia e a pressão arterial, ajudando na fixação de cálcio nos ossos. 

Na saúde da mulher o chá de folhas de amora se mostra muito benéfico em várias fases da vida. Por exemplo, alivia cólicas menstruais, combate os calores da menopausa. A folha também contém muitos antioxidantes, retardando o envelhecimento das células do corpo.

Fazer o chá de amora é fácil:

  1. Em uma panela de ferro coloque a água e desligue o fogo assim que começar a ferver.

  2. Coloque a água em uma xícara e acrescente uma folha fresca ou 1 colher de sopa de folhas de amoreira secas.

  3. Quando estiver morno coe e beba sem adoçar.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

O chá pode ser guardado na geladeira ou em uma garrafa térmica, por no máximo 24h. Gestantes não devem consumir este chá pois suas substâncias ativas aumentam as contrações uterinas. Pessoas com doenças devem consultar um médico antes de fazer uso de infusões como esta.

Só um adendo: para colher folhas por aí, tenha certeza que a planta é o que pensa que é. Além disso, não colha plantas que estão em locais muito poluídos.

Quer aprender mais? O livro mais prestigiado na área é a maravilhosa publicação do Dr. Valdely Kinupp: plantas alimentícias não convencionais no Brasil. Super recomendo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,