Para sair do piloto automático

Person-on-Hamster-Wheel-1170x700.jpg

Escovamos os dentes de forma automática, comemos de forma automática, dirigimos de forma automática. Até que um dia, assim, vivendo sem prestar atenção, sem curtir cada momento nos pegamos desconectados de nós, insatisfeitos. 

Muita gente passa de uma fase a outra sem nem perceber. Quando piscaram percebem que a pós-graduação terminou, os filhos já cresceram, as férias acabaram, os amigos se foram, os anos passaram. John Lennon imortalizou uma frase sobre isso: "A vida é o que acontece enquanto você está fazendo outros planos". Realmente, onde está nossa intenção, nossa consciência enquanto os acontecimentos passam?

Don Herold nos deixou um poema lindo denominado Instantes que trata deste tema com muita beleza (leia aqui). Marina Colasanti também versou sobre este tema no poema "Eu sei, mas não devia". A mensagem é que podemos aprender a viver de verdade cada minuto da existência, basta que paremos para respirar, para estarmos presentes. Estando presentes podemos verdadeiramente escolher os caminhos que percorreremos, viramos os protagonistas da própria vida.

Para sair do piloto automático comece pequeno, encantando-se novamente com o mundo. Vá para o trabalho por um caminho diferente, comece um esporte, saia de casa e ande descalço em um parque ou na praia. Estabeleça uma prática diária de meditação, desligando-se do seu passado e das preocupações acerca do futuro. Quer aprender a meditar? Que tal participar do curso de formação de instrutores de yoga? Saiba mais:

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/