O azeite pode ser aquecido?

Estou tentando variar mais a alimentação aqui de casa. Hoje fiz um tomate recheado com tofu (você pode usar o queijo da sua preferência). É bem fácil de fazer, tem baixo índice glicêmico, é um prato rico em vitaminas e minerais. Usei quatro tomates, tirei a tampa e um pouco da poupa. Refoguei tofu em cubinhos no azeite e alho, temperei com sal, pimenta, açafrão e hortelã. Às vezes também acrescento castanha do Pará ou de cajú picada. Depois é só colocar este refogado dentro do tomate e levar ao forno pré-aquecido a 160oC para assar por 15 a 20 minutos.

Eu faço a comida com o azeite. Outras pessoas ficam com medo e usam outros óleos. Mas se você gosta de azeite não há problema nenhum em usá-lo para cozinhar. O azeite só perde suas propriedades benéficas se submetido a temperatura muito alta (acima de 180oC), por longos períodos. Escolha uma boa marca, preferencialmente extra-virgem, que contém mais antioxidantes. Observe também a data de fabricação. Quanto mais jovem mais antioxidantes terá. Azeites com mais de 1 ano de idade já começam a perder bastante seus poderosos nutrientes. Por isso, se não usa muito, compre embalagens menores.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/