Motivação para um estilo saudável - de onde vem a sua?

Screen Shot 2018-08-06 at 6.52.57 PM.png

Estudos recentes mostram que mesmo tendo mais informações sobre saúde, as pessoas constinuam adotando comportamentos arriscados, como fumar, beber, permanecer inativo fisicamente.

A questão parece ser evolutiva: queremos facilidade, prazeres e gastar pouca energia. A conservação de energia sempre foi importante para a sobrevivência das espécies, permitindo mais eficiência para a busca de comida e abrigo, na competição por parceiros sexuais e fuga dos predadores.

Para chegar a esta conclusão em relação aos seres humanos, Cheval e colaboradores (2018) recrutaram jovens adultos. Após visualizarem imagens tinham como tarefa mover um bonequinho em direção às fotos em que pessoas apareciam fazendo atividade física.

A medição da atividade cerebral dos voluntários por encefalograma mostrou que fazer isso exigia mais esforço mental do que mover o bonequinho em direção à imagens de inatividade. Ou seja, para mantermos um estilo de vida saudável, mesmo com todas as tentações que temos ao redor (doces, bebidas, sofá, netflix) precisamos mesmo nos esforçar, nos comprometer com nosso bem estar a longo prazo.

Precisamos trabalhar para transformar o que nâo está bom. A motivação pode vir de vários lugares. Eu a busco em amigos, em livros, na família. Este ano alguns livros me motivaram a seguir mantendo-me saudável:

  • 10% mais feliz - Dan Harris mostra que meditar e manter-se focado no presente não elimina os problemas da nossa vida mas nos ajuda a responder aos problemas ao invés de reagir a eles de forma improdutiva. Perseguir o sucesso é ótimo mas precisamos entender que os resultados não dependem totalmente de nós.

  • Pequeno guia para uma vida feliz - Anna Quindlen tras como mensagem principal a importância de aprendermos a amar nossa jornada e não o destino. Viva intensamente sem focar exclusivamente no próximo nível de sucesso a obter.

  • Love yourself like your life depends on it (ame-se como se sua vida dependesse disso) - Kamal Ravikant defende a tese de que todos possuímos uma verdade que precisa ser vivida e expressada. Esta verdade deve ser acompanhada da repetição do mantra “eu me amo”. Quando você se ama e cuida-se de acordo a vida te ama também.

Como você mantém-se motivado? Outra forma é por meio de cursos. Eu amo ir a congressos na minha área. Grandes palestrantes sempre motivam-me a alançar mais profissionalmente, a continuar estudando. Cursos online motivam-me no aprendizado de coisas novas. E tento fazer o mesmo por meus alunos, na faculdade e na internet. Espero que em 2019 você tenha muitas fontes de motivação e que sua vida abra-se em infintas oportunidades.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/