Periodontite na síndrome de Down


down-syndrome-dentists-300x225.jpg

Pessoas com deficiências intelectuais e de desenvolvimento estão entre os grupos mais desfavorecidos entre os pacientes odontológicos. Possuem maior prevalência de cáries não tratadas e doença periodontal do que a população em geral e podem apresentar taxas mais altas de obesidade, perda de dentes e doenças crônicas orais e sistêmicas. As escolhas alimentares podem afetar a saúde bucal e podem desempenhar um papel importante na saúde geral destes pacientes (Ahmed, Ramakrishnan & Victor, 2018; Ziegler & Spivack, 2018).

Alimentos mais ricos em carboidratos e baixa escovação associam-se a mais problemas periodontais. Além disso, deficiências nutricionais em pessoas com síndrome de Down podem produzir alterações na cavidade oral;

• a baixa ingestão de cálcio e baixos níveis de cálcio no plasma total estão associados ao risco aumentado de doença periodontal. O cálcio é importante para a formação dos dentes. O esmalte dentário tem 99% de hidroxiapatita, substância formada por cálcio e fosfato.

• a vitamina A é importante para a produção e manutenção da pele e das mucosas. Sua deficiência prejudica o tecido de sustentação dos dentes.

• a vitamina C é fundamental para a formação do colágeno e preservação da saúde periodontal. A deficiência aumenta o risco de gengivite, escorbuto e perdas ósseas e dentárias.

• a vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo no trato gastrintestinal. Sua deficiência causa raquitismo, reabsorção óssea, atraso no desenvolvimento dentário e hipoplasia do esmalte.

• a vitamina K é fundamental para a síntese de fatores de coagulação. Sua carência aumenta o risco de sangramentos e hemorragias da gengiva.

Debateremos mais sobre este e outros assuntos no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down:. As aulas começam dia 05 de janeiro. Inscreva-se:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/