Imprinting metabólico - alimentação da gestante influencia a saúde da criança por toda a vida

O diabetes materno pode influenciar o risco de obesidade de uma criança através de um processo chamado de imprinting metabólico. O termo descreve um fenômeno através do qual uma experiência nutricional precoce, atuando durante um período crítico e específico do desenvolvimento (janela de oportunidade), acarretaria um efeito duradouro, persistente ao longo da vida do indivíduo, predispondo a determinadas doenças.

O açúcar elevado no sangue da mãe pode significar que o bebê no útero está sendo superalimentado, possivelmente pré-programando-o para a obesidade. Por isso, o acompanhamento nutricional na gestação é tão importante. A mãe deve ganhar peso de forma saudável. Mesmo aquelas que já eram diabéticas ou que desenvolveram diabetes durante a gestação não terão crianças mais gordas se seguirem um plano dietético apropriado.

Saiba mais sobre alimentação na gestação:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags