Alzheimer aumenta mortalidade entre pessoas com Síndrome de Down

Trabalho inglês acompanhou 211 pessoas com síndrome de Down (SD) entre 2012 e 2017. No período 27 participantes morreram. Destes 70% tinham, além da trissomia do cromossomo 21, diagnóstico de demência. Ou seja, morreram 5 vezes mais pessoas com demência do que pessoas com SD sem demência.

O risco de morte também foi 7 vezes maior nos indivíduos que tinham o gene APOE ε4. Indivíduos com múltiplas doenças também, como epilepsia, também faleceram mais. O estudo mostra a importância e necessidade de bons cuidados de saúde e acompanhamento durante toda a vida (Hithersay et al., 2018).

Debateremos mais sobre este e outros temas no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down”. As aulas começam dia 05 de janeiro. Inscreva-se:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/