Influência da superexpressão do gene DYRK1 na síndrome de Down

DYRK1A-Tau-APP.jpg

A trissomia do cromossomo 21 (T21) ou síndrome de Down (SD) é a ocorrência genética associada à déficit intelectual mais comum, afetando cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Estudos mostram uma ligeira redução do tamanho e peso do cérebro, alterações em várias áreas do cérebro e características neuroanatômicas precoces relacionadas à doença de Alzheimer. A superexpressão do gene DYRK1A em pessoas com T21 poderia explicar alguns destes achados.

A superexpressão de DYRK1A induz déficits nos conteúdos do neurotransmissor serotonina em várias áreas cerebrais, assim como déficits de dopamina e adrenalina no hipotálamo (London et al., 2017). Alguns pesquisadores tentam inibir a expressão do DYRK1A com o uso de fitoquímicos específicos. Debateremos mais sobre este e outros temas no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down. As aulas começam dia 05 de janeiro. Inscreva-se:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/