Onde começam as doenças crônicas?

Doenças cardiovasculares, diabetes, fibromialgia, câncer. O que estas doenças têm em comum? Os desequilíbrios celulares. A doença crônica é essencialmente a consequência de um bloqueio nos ciclos de cura das células. A maior parte das doenças crônicas é causada pela reação biológica a uma lesão, não pela lesão inicial em si ou pelo agente da lesão. A doença ocorre porque o corpo é incapaz de completar o processo de cura.

Por exemplo, o melanoma - a forma mais letal de câncer de pele - pode ser causado pela exposição ao sol de décadas atrás, a qual danificou o DNA, sem que este tenha sido reparado (Naviaux, 2018). Para a cura completa, as mitocôndrias precisam estar funcionando adequadamente. Diferenças no funcionamento das mitocôndrias explicam parcialmente porque algumas pessoas recuperam-se de uma doença mais rapidamente do que outras.

Outro determinante para o início das doenças são os desequilíbrios da microbiota intestinal. Quando o intestino está saudável menos toxinas são absorvidas. O metabolismo também melhora já que a microbiota é muito importante para o controle dos níveis de estrogênios. A microbiota secreta a β-glucuronidase, enzima que converte os estrogênios em suas formas ativas. Quando esse processo é prejudicado pela disbiose da microbiota intestinal, observa-se uma diminuição da desconjugação e redução dos estrogênios circulantes.

A alteração nos estrogênios circulantes pode contribuir para o desenvolvimento de várias condições como obesidade, síndrome metabólica, câncer, hiperplasia endometrial, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, doença cardiovascular (DCV) e piora da função cognitiva. A modulação da composição do microbioma impacta positivamente o perfil metabólico (Baker, Al-Nakkash & Herbst-Kralovetz, 2017). Discuto este tema e a importância da saúde intestinal para a prevenção de doenças crônicas no curso online sobre a Disbiose Intestinal:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/