TPM e TDPM: causas e tratamento

A síndrome pré-menstrual (TPM) refere-se à variedade de sintomas físicos e emocionais que muitas mulheres experimentam no período que antecede o período menstrual. O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave de TPM, causando sofrimento psicológico intenso e até disfunção socioeconômica. Enquanto a TPM incomoda cerca de 30% das mulheres a TDPM atinge entre 3 e 8% da população feminina adulta.

Interações complexas entre hormônios no cérebro da mulher levam aos sintomas típicos, que podem ser agravados dependendo do nível de estresse, estado psicológico, nível de saúde, composição genético, ambiente social e cultural e alimentação.

Apesar de apresentarem sintomas semelhantes à depressão (irritabilidade, tristeza, ansiedade, tensão nervosa, queda da libido, flutuações de humor etc), diferem desta pois os sintomas melhoram assim que a mulher menstrua. que a menstruação começa, enquanto os da depressão não. Assim, na depressão o tratamento envolve psicoterapia e, muitas vezes, uso de medicação específica.

Já para TPM e TDPM o mais importante é a nutrição adequada, atividade física e relaxamento. No vídeo de hoje discuto justamente como amenizar os sintomas para um mês mais tranquilo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,