TPM e TDPM: causas e tratamento

A síndrome pré-menstrual (TPM) refere-se à variedade de sintomas físicos e emocionais que muitas mulheres experimentam no período que antecede o período menstrual. O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave de TPM, causando sofrimento psicológico intenso e até disfunção socioeconômica. Enquanto a TPM incomoda cerca de 30% das mulheres, a TDPM atinge entre 3 e 8% da população feminina adulta.

Interações complexas entre hormônios no cérebro da mulher levam aos sintomas típicos, que podem ser agravados dependendo do nível de estresse, estado psicológico, nível de saúde, composição genética, ambiente social e cultural e alimentação.

Apesar de apresentarem sintomas semelhantes à depressão (irritabilidade, tristeza, ansiedade, tensão nervosa, queda da libido, flutuações de humor etc), diferem desta, pois os sintomas melhoram assim que a mulher menstrua. Na depressão os sintomas persistem. Por isto, o diagnóstico correto é fundamental. A depressão é mais grave e o tratamento envolve psicoterapia e, muitas vezes, uso de medicação específica.

Já para TPM e TDPM o mais importante é a nutrição adequada, atividade física e relaxamento. No vídeo de hoje discuto justamente como amenizar os sintomas para um mês mais tranquilo:

As variações hormonais fazem parte do ciclo normal. Na fase folicular do ciclo há uma elevação gradual dos níveis de energia e motivação. Quando a mulher ovula o nível de estrogênio está alto, o que aumenta a libido, a confiança, a sociabilidade. Mas se a mulher estiver toda inflamada pode ficar mais ansiosa, estressada e acelerada.

Depois da menstruação os níveis de estrogênio caem e os de progesterona elevam-se. A mulher deveria ficar mais calma, tranquila, introspectiva. Ao final da fase lútea os níveis de progesterona também caem e se a mulher estiver desregulada sentem irritabiliade, raiva, enxaqueca ou mesmo com dificuldades de descansar ou dormir. Existem muitas formas de aumentarmos a resiliência hormonal da mulher e amenizar os sintomas da TPM.

Como reduzir os sintomas da TPM e TDPM?

Quatro questões são importantes para a mulher sentir-se bem:

  1. Não deixar os níveis de progesterona caírem tanto na fase lútea. A progesterona reduz a inflamação do corpo, melhora memória e imunidade. Também mantém cabelo e pele mais bonitos e luminosos. Alimentação adequada e suplementação (vitamina C, zinco, magnésio, vitamina B6) podem ajudar a melhorar a produção de progesterona. A função mitocondrial e da tireoide também são muito importantes para a produção eficiente de progesterona. Coenzima Q10, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas antioxidantes, zinco, selênio, iodo, ferro, vitamina A, devem ser avaliados e considerados.

  2. Metabolizar estrogênios adequadamente. Excesso de estrogênio contribui para ganho de peso, gera ciclo menstrual irregular, dificuldade de engravidar, inchaço das mamas, irritabilidade, sintomas de TPM mais intensos, alteração do sono, maior risco de nódulos mamários e câncer de mama e de endométrio, bem como maior chance de episódios de trombose. Para regular a quantidade de estrogênios, o fígado os transformará em substâncias solúveis que serão eliminadas pela bile. Se isso não acontece a mulher pode ter também mais acne. Para isso, vários nutrientes serão necessários. Vitaminas do complexo B, aminoácidos, compostos fenólicos, vitaminas e minerais com função antioxidante, magnésio, glutationa, SAME, NAC são exemplos de compostos importantes para a destoxificação. Clorella, dente de leão são possibilidades dentro da fitoterapia.

  3. Manter intestino funcionando muito bem. Além do fígado outro órgão importante é o intestino. Dentro do intestino, os níveis de estrogênio são controlados por um grupo de bactérias intestinais chamadas estroboloma. O fígado joga os metabólitos produzidos no intestino. Mas dependendo das bactérias que estão no intestino, os estrogênios são desconjugados e voltam para a circulação, aumentando novamente desnecessariamente a concentração hormonal na corrente sanguínea. Aprenda a tratar o intestino aqui.

  4. Reduzir inflamação. Dores nas mamas, cólicas, enxaqueca estão associados a mais inflamação. Dieta antiinflamatória e suplementação adequada é muito importante para o controle destes sintomas. Suplementos também podem ajudar incluindo ômega-3, ácido gamalinolênico, curcumina. Saiba mais sobre a dieta antiinflamatória aqui.

Correção de carências nutricionais

Se você tem TPM forte todo mês, faça uma avaliação de carências nutricionais (exames bioquímicos e genéticos ajudam bastante). Se for o caso, seu nutricionista poderá prescrever, dependendo de suas necessidades cálcio, piridoxina, vitamina D, magnésio e outros nutrientes necessários à produção hormonal e de neurotransmissores, garantindo dias mais tranquilos.SUPLEMENTOS USADOS NA EUROPA PARA TRATAMENTO DA TPM

Aromaterapia ajuda muito

Óleos essenciais também podem ser utilizados no tratamento. Os mais recomendados são camomila, rosa, lavanda, jasmim, manjerona, sálvia-esclareia. Aprenda mais sobre o uso em meu curso online.

A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência. Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,