Como reciclar a coenzima Q10, um poderoso antioxidante?

A coenzima Q10 (CoQ10) é um nutriente importante para o metabolismo de carboidratos e gorduras. Também possui ação antioxidante. A principal função da COQ10 é proteger a mitocôndria da célula, local de produção de energia (ATP).

A deficiência de (CoQ10) pode ocorrer devido a mutações de genes para enzimas que a sintetizam, pelo uso de medicamentos como as estatinas, em decorrência do estresse ou pelo baixo consumo de alimentos fonte. Gera cansaço e aumento do estresse oxidativo, associando-se a doenças como diabetes e câncer.

Screen Shot 2018-11-18 at 2.46.08 PM.png

As principais fontes alimentares de CoQ10 são os peixes (em especial a sardinha), a soja e oleaginosas. Além disso, o consumo de vegetais verdes é muito importante já que a clorofila dos mesmos é capaz de regenerar a CoQ10, vitamina que também recebe o nome de ubiquinol

Ubiquinone_ubiquinol_conversion.png

Quando o ubiquinol é usado como antioxidante, perde elétrons (é oxidado) e tranforma-se em ubiquinona. É aí que entra a clorofila, transformando novamente a ubiquinona em ubiquinol. Este é um dos motivos pelos quais os vegetais folhosos verde escuros são tão bons para saúde. Claro, também são boas fontes de folato, vitamina C, minerais como fibtoquímicos e fibras.

Saiba mais sobre a coenzima Q10 nos meus posts anteriores, que você encontra no site andreiatorres.com/blog:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags