Prevenção do ataque cardíaco e do derrame cerebral

Acontece hoje no Brasil o primeiro turno eleitoral. Tem muita gente que não está nem aí, mas tem muita gente passando mal de verdade, com dor de cabeça, sem dormir, de tanta preocupação com o futuro do Brasil. Sim, o Brasil precisa de nós mas sem saúde não conseguimos fazer nada. As próximas semanas serão de muitas emoções. Portanto, cuide-se!

Com o passar da idade nos tornamos mais suscetíveis a ter problemas nos vasos sanguíneos. Mesmo assim, muitas pessoas tem na família casos de pessoas que infartaram antes dos 40 anos. A genética e a história familiar contam muito. Mesmo assim, existem muitos outros fatores de risco ambientais que contribuem para o risco de doenças que afetam o coração e o cérebro.

Para prevenir ataques cardíacos e derrames, controle sua pressão arterial. Esta tende a aumentar em momentos de estresse. Você pode ir à farmácia ao hospital ou posto de saúde monitorar a pressão caso esteja sentindo-se “diferente". O ideal seria manter a pressão abaixo de 135/85. Para conseguir isso reduza o consumo de sal e alimentos industrializados, evite alimentos tipo fast food (como hambúrgueres e milk shakes), consuma pelo menos 400g de frutas e verduras diariamente e tente aumentar o consumo de peixes (mesmo que seja sardinha ou atum) para duas a três vezes por semana. Se fuma, pare de fumar. E tente movimentar o corpo pelo menos por 30 minutos ao dia (pode ser com caminhadas mesmo!).

Nos próximos dias evite bebidas alcoólicas. O risco de derrames aumenta rapidamente para quem bebe mais de dois drinques ao dia. Se estiver a muito tempo sem ir ao médico vá agora. Pessoas com fibrilação atrial não tratada tem um risco cinco vezes maior de formar coágulos sanguíneos e sofrer um derrame cerebral. Se estiver com palpitações ou falta de ar marque uma consulta.

Aproveite para avaliar os níveis de açúcar no sangue. Quanto mais altos estiverem mais danificarão vasos sanguíneos ao longo do tempo. Não abuse de doces e cereais. Consuma mais fibras, proteínas de boa qualidade e gorduras boas.

No mais, respire fundo e siga em paz. Bom domingo!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!