Em busca de equilíbrio na vida

work-life-balance.jpg

Temos muitas faces. Eu mesma sou nutricionista, mentora, pesquisadora, amiga, mãe, mulher, filha, irmã, instrutora de yoga, professora de cursos online, blogger, youtuber... Aposto que em sua vida você também desempenha muitos papeis e, por isso, é comum que nos sintamos vez ou outra sobrecarregados. Em que momento cuidaremos só de nós? Quando conseguiremos parar para respirar, apreciar a vista, praticar yoga, ligar pra mãe?

Por isso, acho importante pararmos de vez em quando. Será que tudo o que fazemos tem o mesmo grau de importância? Será que não desperdiçamos nosso tempo com coisas bobas e que roubam de nós a energia para o que de fato importa? Acho importante todo mês (ou toda a semana, ou todo dia) definirmos nossa intenção. É um exercício que nos coloca de novo no rumo certo. Saber o que nos dá felicidade (serão os bens, o dinheiro, os amigos, os filhos, as férias, Deus, o trabalho, a comunidade?) nos ajuda a ter propósito de verdade.

Que somos e pra que viemos é um questionamento básico na filosofia do yoga. Podemos falar a saúde do corpo, o equilíbrio da mente, a conexão com o universo, o equilíbrio entre tudo o que existe. Mas em geral, vemos as coisas ao nosso redor como sendo separadas de nós. Mas se olharmos de perto encontramos a união em tudo, encontramos ocorrências regulares nos ciclos da natureza e em nossas vidas entrelaçadas.

Há a constante busca de equilíbrio entre os animais e a natureza e também entre cada uma de nossas células. No yoga a prática de ásanas é uma constante busca por equilíbrio. Quando fazemos a postura da árvore (vrikshásana) nossos pés, pernas e quadris trabalham para que nos mantenhamos equlibrados, na posição vertical. A coluna nos sustenta eretos apesar do desafio da postura. Cada membro, cada osso, músculo, tendão, fibra e célula estão trabalhando para encontrar o equilíbrio.

Enquanto isso, a mente trabalha para conectar tudo isso. E sente-se recompensada e forte com o desafio. Preparada para lidar com outros ainda maiores. Afinal, a vida também exige que andemos na corda bamba, equlibrando tudo para que nos mantenhamos firmes e fortes em nossa jornada. 

No mês de dezembro a busca do equilíbrio parece ser ainda mais importante. O ano aproxima-se do fim com rapidez. Para um 2018 mais harmonioso precisamos definir nossas intenções a partir de já. O que está faltando em sua vida? Para quem acha esse exercício complicado ensino neste texto a usar a roda da vida. Discuto o tema com mais profundidade no curso autocoaching. Nele mostro como utilizar várias ferramentas do coaching para o autodesenvolvimento.

Estas ferramentas nos auxiliam a nos aproximarmos do tal equilíbrio. Trabalhamos sim. O trabalho nos dá dignidade, abrigo, comida. Mas nosso espírito não se alimenta apenas do material. Para mim, a prática de yoga fornece a estabilidade, a calma e a energia para enfrentar os desafios. É como se fosse as pernas e a coluna que me sustentam durante a postura da árvore.

Haverão sim dias apressados, cansativos, chatos, negativos, mas com as intenções corretas a vida ganha sentido. E com o conhecimento correto desenvolvemos os recursos para enfrentar qualquer desafio. De que recursos você dispõe? E quais ainda pode desenvolver? Dou mais dicas e falo mais sobre este tema no texto "Desafios da mulher moderna". 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/