Mulheres: como evitar a flacidez durante o emagrecimento?

Bat-Wings-1200x600.png

O que fazer para evitar a flacidez da pele (por exemplo braços e rosto) que frequentemente observamos quando uma pessoa emagrece?

Com o envelhecimento há uma menor de produção de colágeno, uma proteína importante para a sustentação dos tecidos. Com o passar dos anos também cai a produção de testosterona (um hormônio anabólico), DHEA (um hormônio antiestresse), estrogênio (controla fertilidade) e progesterona (o hormônio produzido nos ovários e que mais cai com a menopausa) e hormônio do crescimento. 

Com a queda na produção de hormônio do crescimento muitas proteínas começam a ser produzidas em menor quantidade, incluindo o colágeno. Em contraposição o cortisol (um hormônio catabólico associado ao estresse) frequentemente encontra-se aumentado gerando mais perda de proteínas e mais flacidez. 

O que fazer para prevenir ou amenizar a situação? Adotar estratégias que reduzam o cortisol e aumentem a secreção do hormônio do crescimento (GH). 

Para reduzir o cortisol você precisará se amar, se cuidar, dormir cedo, meditar, reduzir o estresse.

Além disso é muito importante praticar atividade física, aumentar o consumo de potássio (frutas e verduras), vitaminas do complexo B (ovos, brócolis, castanhas, sementes, espinafre, levedura de cerveja, levedura nutricional), vitamina C (frutas cítricas) e reduzir o consumo de açúcares simples presentes no arroz branco, pães, massas e doces.

Para aumentar o hormônio do crescimento você precisará adequar seu consumo proteico (converse com seu nutricionista. 

Alguns aminoácidos importantes são lisina, prolina e glicina para aumentar a produção de colágeno. Outros nutrientes importantes neste sentido são a vitamina C, cobre e zinco. Você precisa adequar também seu consumo de carboidratos já que os mesmos estimulam a produção de insulina que reduz a secreção de GH. Evite o consumo de alimentos prontos, estilo fast food. Nutra bem suas células para que elas possam se recuperar bem. E hidrate-as. A maior parte das reações exigem água. Por isso, ande com sua garrafinha, especialmente agora que estamos no verão. 

Aprenda mais em meus cursos:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/