Interpretação do exame genético 23andMe

Muitas pessoas tem enviado-me questões relativas à interpretação do teste genético gerado pelo 23andMe e outros exames similares. A partir de uma amostra de saliva o usuário recebe um mapa do genoma após 6 a 8 semanas. Após uma decisão da FDA, a 23andme não pode mais fornecer informações relacionadas à saúde para seus clientes. Felizmente, você poderá baixar os dados brutos analisados, que aparecem como mostrado na imagem abaixo.

Screen Shot 2018-05-07 at 1.23.19 PM.png

Para interpretação é necessário comparar estes dados genéticos com o de pesquisas. No site https://www.snpedia.com/ é possível encontrar a descrição dos principais polimorfismos ou mutações já comprendidos pelos cientistas.

A partir desta comparação estima-se o risco de desenvolvimento de doenças como artrite reumatóide, obesidade, diabetes tipo 1 ou 2, Alzheimer e vários tipos de câncer. Não é possível mudar a genética mas é possível mudar a expressão dos genes por meio do consumo de nutrientes específicos e mudanças no estilo de vida.

Em minha consultoria ajudo meus clientes nesta interpretação, associando à conduta recomendações dietéticas individualizadas e recomendações de suplementos adaptados às suas necessidades específicas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags