Qual é a sua circunferência abdominal?

Uma das formas de avaliar o seu risco de doenças cardiovasculares é pela aferição da circunferência abdominal. Pegue uma fita métrica, levante a camiseta e meça a maior circunferência de sua barriga (aproximadamente na altura do seu umbigo).

A fita métrica deve ficar paralela ao chão. Para aferição expire normalmente deixando a barriga relaxada (nem distendida, nem puxada para dentro). Evite realizar atividade física ou comer antes da tomada de medida.  Observe a tabela: 

circunferencia-abdominal.png

Quanto maior for a circunferência abdominal maior o risco de resistência à insulina, diabetes, aumento da gordura no fígado (esteatose hepática), prejuízo na formação de hormônios, hipertensão e ataques cardíacos. Caso sua circunferência abdominal esteja aumentada procure um nutricionista e um cardiologista para outras avaliações e discussão das melhores estratégias para seu caso.

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/