Yoga e estresse pós-traumático

O estresse pós-traumático é uma perturbação mental decorrente da exposição e eventos estressantes como agressão sexual, guerra, acidentes ou outro tipo de ameaça à vida das pessoas. Os sintomas mais comuns são pensamentos ou sonhos perturbadores relacionados com o evento traumático, estresse físico ou psicológico.

Duas revisões sistemáticas publicadas em 2018 avaliaram o efeito da prática de yoga em pacientes com estresse pós-traumático. Apesar de existem evidências de que a prática de yoga pode ser indicada como método complementar ao tratamento destas pessoas, a conclusão dos autores foi de que a maior parte das pesquisas nesta área ainda são realizadas e publicadas com pouco rigor científico dificultando a análise dos resultados ( Cramer et al., 2018Macy et al., 2018). Assim, indicam-se estudos mais amplos e com maior qualidade metodológica para que o yoga possa ser indicado como parte do tratamento de forma mais confiável.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/