Clara ou ovo inteiro após a musculação: o que é melhor?

How-To-Soft-Boil-An-Egg-1.jpg

Às vezes vou ao supermercado e reparo nas pessoas comprando caixas e caixas de ovos. Serão donos de padaria ou pessoas que malham, usam as claras e jogam todas as gemas fora? As gemas possuem vários benefícios nutricionais. São as melhores fontes de colina e também ótimas fontes de lecitina, substâncias que melhoram a função neurológica. Também fornecem ferro, ácido fólico, vitamina A e até ômega-3.

E estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition mostrou que consumir o ovo inteiro pode ser um aliado para a recuperação muscular, após atividades físicas (van Vliet et al., 2017).

Durante a pesquisa os praticantes de atividade física foram divididos em dois grupos. O primeiro consumiu ovo inteiro (18g proteína e 17g de gordura) e o segundo apenas a clara (18 gramas de proteína e zero de gordura). Como resultado, o grupo que consumiu o ovo inteiro, teve uma resposta muscular 40% maior em relação ao grupo que só se alimentou da clara.

O principal autor do estudo, Dr. Nicholas Burd, comentou que os resultados sugerem que “cmer proteína em seu modo mais natural tende a ser mais benéfico para os músculos que tomar a proteína de maneira isolada”. O autor também defende a economia da alimentação (com o uso de menos suplementos) e a diminuição do desperdício, já que muitos praticantes de atividade física e atletas jogam a gema fora.

A gema do ovo também contém colesterol que é importante para a produção hormonal e de vitamina D. Para reduzir o risco de oxidação do colesterol e de doenças cardiovasculares consuma seu ovo com açafrão, pimenta ou outros condimentos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Experimente com orégano, alecrim, manjerona, salsinha, manjericão, curry, sálvia, semente de mostarda, gengibre, tomilho, hortelã...

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!