Anormalidades mitocondriais na Síndrome de Down

Pessoas com Síndrome de Down apresentam características fenotípicas diferenciadas incluindo olhos amendoados, hipotonia muscular, maior propensão ao desenvolvimento de defeitos cardíaco, obesidades, diabetes tipo 2, distúrbios imunológicos e Alzheimer (Izzo et al., 2018). 

A superexpressão de genes do cromossomo 21 está direta ou indiretamente ligada ao desenvolvimento destas e outras características incluindo a deficiência intelectual. Vários genes são importantes para o funcionamento das mitocôndrias, organelas que produzem energia dentro das células. Quando as mitocôndrias não funcionam bem, como é constantemente observado na Síndrome de Down, toxinas demoram mais para serem eliminadas, o cansaço excessivo aparece e a qualidade de vida cai.

Sem tratamento as mitocondriopatias geram vários problemas de saúde, como observamos na tabela.

Screen Shot 2018-02-26 at 3.06.47 PM.png

No grupo de estudos de estudos  online que começa no próximo sábado discutemos causas, consequências e tratamento das anormalidades mitocondriais na Síndrome de Down.  Para saber mais e se inscrever clique na imagem:

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!