Cuidados no uso do microondas

71txh1rEGL._SL1500_.jpg

Muita gente me pergunta: cozinhar no microondas - é bom ou ruim?

Funcionamento do microondas

Os fornos de microondas cozinham alimentos usando ondas de energia que são semelhantes às ondas de rádio, porém mais curtas. Essas ondas aquecem as moléculas de água do alimento fazendo-as vibrar e gerar calor, de dentro para fora.

Assim, tudo que você colocar no microondas que for mais líquido ou macio por dentro irá aquecer muito. Um exemplo clássico é o petit gateau. Se você aquecer o bolinho de crosta crocante e recheio cremoso o exterior estará morno mas o interior estará super quente, aumentando o risco de queimaduras, especialmente em crianças ou pessoas apressadas. O mesmo acontece com o cozimento de ovos no microondas (Berestizshevsky et al., 2005)

Vantagens do uso do microondas

Ao serem expostos ao calor excessivo alguns nutrientes, como a vitamina C, B6, B12 e glicosinolatos do brócolis perdem-se. Quanto mais quente e mais tempo o alimento demorar para cozinhar maior será a perda. É aí que está a vantagem do microondas. Como o cozimento é mais rápido menos destes nutrientes são perdidos em relação ao cozimento em água no fogão. Por conta da temperatura, o pior método para conservação destes nutrientes é a fritura. Aliás, com a fritura vários compostos tóxicos podem ser criados, como a acrilamida da batata frita (Mesías et al., 2017). Carnes fritas ou defumadas formam aminas heterocíclicas que são cancerígenas (Slott-Miler et al., 2014). Neste caso, o cozimento mais rápido no microondas seria menos prejudicial, assim como o cozimento em água por menos tempo e mais baixa temperatura.

Desvantagens do uso do microondas

Os vegetais são riscos em polifenóis antioxidantes, importantes para a prevenção de doenças incluindo câncer, diabetes e Alzheimer. O melhor método para a conservação dos polifenóis é o vapor enquanto o microondas aumenta a perda destes compostos (Dolinsky et al., 2015).

Alimentos cozidos no microondas em embalagens de plástico absorvem mais bisfenol A, substância que desequilibra o funcionamento hormonal de nosso organismo. A absorção é ainda maior quando o alimento é rico em gordura. Por isso, cozinhe no microondas apenas em recipientes de vidro ou louça próprios para este uso.

Agora, se você só pode cozinhar no microondas faça isso. É melhor consumir hortaliças preparadas de qualquer jeito do que não consumir de jeito nenhum!  

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags