Ômega-3 reduz incidência de complicações no diabetes tipo 1

resource.jpg

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune resultante da destruição das células beta pancreáticas. Hoje sabe-se que quanto mais inflamado o paciente maior o risco de desenvolvimento de complicações da doença como problemas cardiovasculares, neuropatia, Alzheimer, retinopatia e nefropatia.

Para prevenção destes problemas é fundamental a adoção de uma dieta antiinflamatória rica em fitoquímicos, vitaminas e minerais com atividade antioxidante. Outro nutriente chave é o ômega-3, tipo de lipídio capaz de modular o processo inflamatório (Baidal et al., 2016). 

O adequado consumo de ômega-3 também contribui para a redução dos níveis de triglicerídeos plasmáticos. O ômega-3 pode ser de origem vegetal ou animal. Confira as diferenças neste vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags