Transtornos neurocognitivos na síndrome de Down

Placas de beta-amilóide em um paciente de 67 anos com Síndrome de Down

Placas de beta-amilóide em um paciente de 67 anos com Síndrome de Down

Existem vários tipos de transtornos neurocognitivos (antigamente chamados demências), sendo o Alzheimer de início precoce o mais comum em pessoas com síndrome de Down. O cérebro sofre com o ataque de radicais livres, problemas mitocondriais e inflamação.  Isto porque alguns dos genes codificados pelo cromossomo 21 levam ao aumento do estresse oxidativo e redução das defesas antioxidantes.

O acúmulo de proteína beta-amilóide no cérebro afeta a integridade neuronal e o metabolismo energético cerebral. A dieta e a suplementação adequada tentam reduzir, a longo prazo, os danos oxidativos responsáveis pela neurodegeneração.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Atualmente algumas drogas vem sendo testadas para a redução do estresse oxidativo cerebral, como huperzina A, vinpocetina e idebenona. Vários suplementos antioxidantes também vem sendo estudados, sendo os mais promissores a carnitina, ginkgo, ginseng, niacina/niacinamida, fosfatidilserina, curcumina do açafrão, erva-cidreira e vitamina E. 

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/