Infoveganismo: o que é isto?

Consumimos diariamente muita informação. Passamos cada vez mais tempo colados ao smartphone, recebendo emails, mensagens pelo whatsapp, navegando pela internet. E nos estressamos. Mas a culpa não é da tecnologia mas da forma como a usamos. Entramos no Instagram e encontramos uma quantidade enorme de pessoas discutindo o que vão colocar no prato. Carne? Salada? Ovos? Mas e a discussão sobre o que consumiremos em termos de informação? E quando, onde, em que quantidade? 

Para Clay Johnson, autor do livro Information Diet, o infoveganismo é um termo inspirado na alimentação mas refere-se à forma de consumir informações. Veganos são as pessoas que consomem apenas alimentos de origem vegetal. Fizeram uma escolha (por razões éticas, de saúde, ambientais e/ou nutricionais) deliberada sobre o que aceitar no prato e o que restringir. Refletiram sobre a cadeia de produção e consumo de alimentos. Clay Johnson faz então uma brincadeira, unindo duas palavras desconexas, informação e veganismo, por considerar que também deve haver uma reflexão séria sobre o que consumimos na internet.  Para o autor, mais informação não significa necessariamente mais conhecimento, mais produtividade ou mais eficiência. Segundo ele, assim como o consumo de alimentos inadequados traz consequências indesejáveis à saúde, o consumo de informação ruim e em grande quantidade aumenta nosso estresse e nossa ignorância. 

Mas a informação é fundamental para nossa sobrevivência, para a evolução de nossa espécie, para os avanços da ciência. O que não está certo é o repasse de informações inadequadas, erradas ou que só servem para distrair, mas pioram a saúde mental, sobrecarregam ou geram estresse desnecessário. O autor sugere então que passemos a consumir menos conteúdo, selecionando e sintetizando o que há de melhor e evitando fontes duvidosas. Para tanto, é importante aprendermos a filtrar o que é de fato importante. Também é fundamental não produzirmos nem repassarmos notícias falsas ou duvidosas. Assim, estaremos contribuindo com um mundo onde há tempo para as coisas que realmente importam na vida.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags