Dieta low carb (baixo carboidrato) emagrece mais?

low-carbohydrate-diet1.jpg

Falei desse assunto ontem mas tem gente ainda com dúvida. Olha só: você pode emagrecer sem comer pão. E você pode emagrecer comendo pão. Não quero te deixar confuso mas o fato é que antes das dieta low carb voltarem à moda existia muita gente magra andando por aí. E comendo frutas, arroz e batata. Assim como tem gente que consome carboidratos e está acima do peso.

Para a boa saúde precisamos de quantidades adequadas de todos os nutrientes (proteína, gordura, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais).  Retirar frutas da dieta para eliminar carboidratos tende a piorar o metabolismo. Tende também a prejudicar o funcionamento intestinal, causando disbiose, mais inflamação, o que a longo prazo não é nada legal para a saúde. Dietas pobres em carboidratos também estimulam o cortisol (hormônio do estresse) que aumenta o estoque de gordura corporal.

A alimentação é parte da vida, uma parte deliciosa, importantíssima. Mas muitas pessoas usam o alimento como forma de controle do corpo. Mais em: AndreiaTorres.com

Agora, de fato a qualidade do carboidrato é uma questão importante. Trocar aveia por salgadinhos, frutas por bolos, arroz integral por biscoitos vai estimular excessivamente a produção de insulina e o acúmulo de gordura. Assista este vídeo sobre os industrializados

Trocar carboidrato por um monte de gordura também não é a solução pois vai gerar um acúmulo de triglicerídeos no fígado e nos músculos, prejudicando o metabolismo geral e aumentando a resistência à insulina. Excesso de gordura também altera a microbiota gerando inflamação e piorando a digestão.

Quer reduzir o carboidrato? Tudo bem, mas cuidado com o que coloca no lugar. Prefira fontes de gorduras boas como abacate, açaí, azeite e castanhas. Se consome proteínas animais dê preferência aos cortes magros e aos ovos. Se não consome proteínas animais aumente o consumo de leguminosas e cogumelos.

Quer continuar consumindo carboidrato? Tudo bem também, mas prefira os alimentos pouco ou nada industrializados como frutas, batata inglesa, batata doce, mandioca, cará, inhame, aveia, arroz integral. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/