Tecnologia dos alimentos: nanopartículas podem interferir na expressão de genes

white-light-nanoparticles.jpg

Nanopartículas naturais ou fabricadas podem ser incluídas em alimentos, bebidas e suplementos prolongando a vida útil do produto ou melhorando a cor, aroma ou sabor do mesmo.

O prefixo “nano” está relacionado a uma escala de medida em que um nanômetro representa um bilionésimo do metro ou um milionésimo do milímetro. Estruturas nessa escala apresentam propriedades funcionais únicas não encontradas em outras partículas.

Outros usos incluemnanopartículas lipídicas sólidas para transporte de nutrientes, emulsificação de lipídios, encapsulamento de micronutrientes ou para a embalagem dos alimentos.

Nanocápsulas são compostas por um invólucro que guardará um composto ativo, protegendo-o contra fatores ambientais adversos. Apesar de existirem inúmeras oportunidades a serem exploradas, como a elaboração de alimentos com características funcionais também há preocupação com os efeitos adversos das nanopartículas.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Algumas nanopartículas podem interagir com organelas como as mitocôndrias e com macromoléculas aumentando a produção de radicais livres ou induzindo a expressão de genes que elevam o risco de doenças, incluindo câncer e alterações neurológicas.

Apesar das potenciais vantagens das novas tecnologias utilizadas na fabricação de alimentos industrializados pesquisas na área fazem-se necessárias já que existem evidências de que nanopartículas podem interferir na metilação do DNA, na modificação das histonas e na expressão genética (Smolkova et al., 2015).

Apesar da comercialização rápida da nanotecnologia, há poucos regulamentos de nanomateriais específicos. Ainda não é compreendido também de que forma o uso de nanopartículas poderá afetar a cadeia alimentar, as florestas, a qualidade da água e do ar.

Por enquanto, para maior saúde e vitalidade, a recomendação continua a mesma: coma mais alimentos naturais e reduza ao mínimo possível o consumo de alimentos industrializados.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/