Vasos sanguíneos entupidos - como evitar?

aterosclerose4.png

A doença vascular é causada em grande parte pelo cúmulo de gordura no revestimento interno dos vasos sanguíneos. Este acúmulo de gordura (aterosclerose) pode restringir o fluxo de sangue através dos vasos. Desta forma, os tecidos recebem menos oxigênio e nutrientes.

Além disso, as placas resultantes podem romper-se, deixando os vasos machucados e inflamáveis. Neste locam acumulam-se plaquetas que formam coágulos de sangue. Estes podem bloquear a artéria impedindo o fluxo sanguíneo. É neste momento que acontece o derrame ou o ataque cardíaco (dependendo da artéria afetada).

A hipertensão arterial e o diabetes também são fatores de risco para o derrame (acidente vascular cerebral - AVC) e para as doenças cardiovasculares (DCV). Outro importante culpado é a inflamação crônica. E claro, nossa genética.

Como fatores protetores estão a manutenção da massa corporal magra, a dieta antiinflamatória e a atividade física regular. Não fumar também é fundamental. Em relação ao consumo de gordura, o consenso atual das sociedades de cardiologia e nutrição é que gorduras saturadas, gorduras trans e gorduras hidrogenadas aumentam o LDL ("colesterol ruim").

what-is-the-ketogenic-diet11.jpg

Gorduras poliinsaturadas (como ômega-3, dos peixes) aumentam o HDL (“colesterol bom"). Substituir as calorias consumidas a partir da gordura saturada por gordura poliinsaturada parece ser uma estratégia útil na prevenção da aterosclerose. Estudos de longo prazo incluídos sugerem que a redução da gordura saturada na dieta reduz o risco de eventos cardiovasculares em 17%.

O consumo excessivo de açúcares também está ligado a maior risco cardiovascular. Limitar os açúcares refinados e simples na dieta também faz parte das diretrizes pois a dieta rica em carboidratos é um fator de risco para muitas doenças. Por isso, as recomendações de trocar arroz branco pelo integral, substituir pão por batata doce e aveia, reduzir o consumo de doces continua valendo. Assim como, a recomendação de consumo de 400g de frutas e verduras ao dia. Cuide do básico com regularidade e colherá benefícios de longo prazo.

Obrigada por compartilhar!
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags