Pessoas com autismo podem fazer uso de glutamina?

O autismo é um transtorno heterogêneo que vem aumentando em prevalência em todo o mundo. Apesar de alterações na sociabilidade e comunicação sejam comuns, não existem dois indivíduos com autismo iguais. Podem ser identificados alterações diversas como problemas de sulfatação, menor produção de glutationa, estresse oxidativo, desequilíbrio no metabolismo de neurotransmissores, dificuldades na eliminação de toxinas.

ACR.jpg

Muitos pesquisadores focam no estudo dos aminoácidos e sua influência na produção de neurotransmissores em indivíduos no espectro do autismo. Muitas vezes observa-se aumento nos níveis de glutamato e homocisteína e redução nos níveis de glutamina (Ghanizadeh, 2013; Zheng et al., 2016).

Assim, seria-se de esperar que a suplementação de glutamina pudesse ser benéfica já que é importante para a imunidade e para o bom funcionamento intestinal.

Figura-1-Destinos-e-funcoes-da-glutamina-A-partir-da-glutamina-o-glutamato-e.png

Estudos mostram que a glutamina pode melhorar a função mental pois, ao ser transformado novamente em glutamato, favorece a síntese de GABA, um importante neurotransmissor. Para as pessoas que estão com os níveis de glutamato normais a suplementação de glutamina poderá favorecer a saúde e a linguagem.

Já quando o metabolismo do glutamato está alterado a suplementação de glutamina não será recomendada já que esta também será convertida a glutamato, o qual tem um efeito excitatório. Por isso, toda suplementação deverá ser individualizada e feita com acompanhamento de nutricionista e neuropediatra.

Neste novo vídeo dou uma pincelada na relação entre nutrição, comportamento, estereotipias e disfunção sensorial:

Curso online: nutrição no autismo

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/