Nutrição e funcionamento da glândula tireóide

Tanto o hipotireoidismo quanto a síndrome metabólica estão associados a maior peso corporal, piora da resistência à insulina, elevação de colesterol e triglicerídeos, hipertensão e fígado gorduroso. Estes fatores associados elevam o risco de doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio e derrame cerebral. Por isso, é muito importante que cuide da sua tireóide, consumindo boas fontes de zinco, selênio e antioxidantes.

Faça exames anuais e acompanhe TSH, T4 livre, pressão arterial, níveis glicêmicos, colesterol total e frações, triglicerídeos, ferritina e enzimas hepáticas. Adote um estilo de vida saudável, beba pouco, consuma mais fibras, faça atividade física. As doenças são complexas e atacar apenas um ponto com medicação não costuma surtir tão bons efeitos quanto melhorar o estilo de vida.

Estudos também mostram uma grande conexão entre a doença celíaca e doenças autoimunes da tireóide como a síndrome de Hashimoto e a doença de Graves. Apesar da conexão nem sempre o diagnóstico é fácil. O problema é que quando um paciente celíaco consome glúten, um processo autoimune é desencadeado e o corpo passa a atacar as vilosidades intestinais o que leva à problemas de absorção e má nutricão. Quando o alvo do ataque é a tireóide, a glândula passa a produzir seus hormônios de forma insuficiente (o que leva à síndrome de Hashimoto e depois ao hipotireoidismo) ou de forma excessiva (como na doença de Graves). 

Ao eliminar o glúten da dieta não só os anticorpos relacionados à doença celíaca diminuem mas também os anticorpos contra a tireóide. Se você está com problemas na tireóide este e outros pontos devem ser discutidos com seu nutricionista:

Hashimoto.jpg

Saiba mais sobre a tireóide nos posts anteriores publicados no blog:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags