Consumindo sementes você melhora intestino e regula colesterol e glicemia

Screen Shot 2017-10-31 at 10.15.40 AM.png

Sementes são boas fontes de minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês, proteínas, fibras e também ácidos graxos mono e poliinsaturados (incluindo o ômega-3).

Podem ser consumidas cruas ou usadas em preparações, incluindo pães e massas. Podem também entrar em receitas de sucos, vitaminas, sorvetes, pudins e geleias.

As fibras melhoram o funcionamento intestinal, aumentam a saciedade, diminuem a absorção de gorduras e controlam a velocidade da chegada de açúcares no sangue. O ômega-3 tem efeitos antiinflamatórios reduzindo a dor e prevenindo a aterosclerose e doenças cardíacas e neurológicas.  

Você pode consumir sementes de girassol, melão, abóbora em lanches ou na salada. Gergelim, chia, linhaça podem ser incluídos no iogurte, salada de frutas, leite, sushi, salada, sopas, dentre tantas outras alternativas. Seguem algumas receitas:

Vitamina

  • 1 colher de sopa de sementes de chia ou linhaça (10 g)

  • 1 banana

  • 1 punhado de espinafre

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (20 g)

  • 1 xícara de leite de amêndoas, soja ou outro de sua preferência (250 ml)

Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata-os na velocidade máxima para fazer com que se misturem bem. 

Sorvete de morango com chia

  • 1 xícara de morango (170 g)

  • 1 copo e meio de leite de coco (300 ml)

  • 2 colheres de sementes de chia (20 g)

Lave os morangos e coloque-os no liquidificador com o leite de coco e as sementes de chia. Processe tudo até obter uma mistura mais ou menos homogênea. Coloque o que foi batido em uma bandeja ou molde para sorvetes e deixe no congelador pelo tempo necessário.

Para aprender a fazer uma geleia caseira com chia clique na imagem:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags