A necessidade de meditar

lotus.png

Eu encontrei meu caminho na meditação anos atrás, por necessidade. Estava mega estressada e com muita arritmia. O coração vinha na boca. Fui a vários cardiologistas e um deles pediu para que eu diminuísse o ritmo. Voltei a praticar yoga e comecei a meditar diariamente. Sentindo os benefícios na própria pele, passei a indicar a meditação para meus pacientes, super ansiosos e compulsivos alimentares. E a resposta ao tratamento ficou muito melhor.

Quando fui pesquisar nos Estados Unidos fechei o consultório e comecei a receber mensagens pedindo para que eu voltasse. Naquele momento resolvi montar um curso online com práticas de alimentação consciente que os ajudassem mesmo a distância. Funcionou também. A prática é individual, diária, mesmo que por 5 minutos. E é descomplicada. Basta fechar os olhos e prestar atenção na respiração. Com o tempo você verá que passa a prestar atenção nos outros aspecto da vida, que ela começa a ficar mais leve, que a ansiedade diminui, que o mundo parece mais colorido e feliz.

Muita gente luta com o peso, a alimentação é desequilibrada, envolta por estresse e sofrimento. Mas através de exercícios de meditação, a maioria das pessoas ganha habilidades de auto-regulação, passam a perceber melhor o que está acontecendo, percebem se querem comer ou se querem um abraço, se estão com fome ou apenas entediadas. Tornam-se mais conscientes acerca dos alimentos que caem bem e dos que geram desconfortos. E isso facilita as mudanças necessárias no estilo de vida. A integração da atenção plena a um plano de reeducação nutricional é muito útil. Com mais sensibilidade e menos julgamento, a vida volta a se equilibrar, os sintomas da ansiedade e até da depressão tendem a desaparecer, assim como pensamentos disfuncionais e sensações físicas desconfortáveis. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/