Vinho ajuda a dormir melhor?

wine_clash.jpg

Esse é o tipo de notícia que todo mundo gosta: uma taça de vinho seco (150 mL) no jantar pode reduzir os níveis de glicose e gorduras circulantes, contribuindo para a prevenção da resistência à insulina e doenças cardiovasculares. 

Estudo, iniciado em 2009, com 224 pacientes mostrou que o mesmo vale até para pacientes com diabetes controlado.  A investigadora principal, dra. Dr Iris Shai lembra que estudos de longa duração e com número maior de participantes ainda são necessários para a confirmação dos resultados em diabéticos. 

A pesquisa também mostrou que polimorfismos também influenciam os resultados, precisando ser melhor investigados. No caso, portadores do alelo ADH1B*1, em pessoas que metabolizam mais lentamente o álcool apresentaram melhores resultados de glicemia e hemoglobina glicada, com as doses baixas de álcool do estudo.  

Não foram observadas alterações significativas na pressão sanguínea, função hepática, adiposidade, sintomas adversos entre o grupo que ingeriu álcool em relação ao grupo que não ingeriu a bebida.  De quebra, os pacientes que consumiram o vinho dormiram melhor (P=0.04).

CUIDADOS

O álcool pode sim fazer com que você durma mais rápido. Contudo, outros estudos mostraram que a qualidade do sono é questionável visto que, muitas vezes, a atenção no dia seguinte fica comprometida. Se o seu foco muda, sua capacidade de realizar trabalho, seu humor, sua disposição, esta não é uma estratégia adequada para você.

Além disso, o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de vários tipos de câncer, hepatite e cirrose. Para relaxar tente yoga, meditação, exercícios respiratórios, natação, coma mais cedo, cuide da saúde física e mental.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE UMA CONSULTA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags