Como envolver as crianças no preparo dos alimentos?

O ensino da alimentação saudável para as crianças começa em casa, com a família. A dieta variada, rica em cores, diferentes texturas e sabores é muito importante. O exemplo é fundamental. Além disso, para que as crianças tenham uma relação próxima com a comida, envolva-as na compra e no preparo do alimento. Elas podem, desde pequenas, aprender a importância de lavar as frutas e verduras (e ajudar na tarefa), podem ajudar a temperar a salada com azeite, podem ajudar a cozinhar. Abaixo, indico uma série de atividades (lúdicas ou verdadeiras) para introduzir os pequenos na cozinha:

2 a 6 anos: sirva o chá às bonecas, faça comidinha de areia, deixe-as ajudar com comida de verdade medindo ou misturando ingredientes. Aproveite para ensinar o que é uma colher de chá, de café, de sobremesa, de sopa... Abra a geladeira e a despensa e peça a opinião das crianças sobre o que poderão fazer para o lanche ou para o jantar. Compre um vaso e plante alguma erva com seu filho. Brinque com uma massa. Você faz pães em casa? Deixe-os amassarem a massa ou fazerem pequenos pãezinhos. Existem na internet receitas fáceis com e sem glúten. Abra seus potinhos de ervas e outros temperos desidratados e deixe-os sentir o aroma do açafrão, do orégano, do gengibre, do alho, da pimenta, da camomila, do alecrim... Você pode começar com dois. Depois de observarem a cor, aroma (e até o sabor) faça um jogo de adivinhação. "Que erva é essa?" E de olhos fechados, conseguem saber o que é o quê? Crianças pequenas também podem gostar de decorar os pratos.

6 a 10 anos: quando for fazer a lista de compras peça a contribuição de suas crianças. Peça para que chequem na fruteira e na geladeira os itens que acabaram. Ensine-os a escolher frutas no supermercado ou na feira. Peça que eles o ajudem a ler as letras minúsculas dos rótulos dos alimentos. Ensine-os o que é mais saudável. Por exemplo, se o primeiro ingrediente de um produto for o açúcar ele não é recomendado para uma família saudável. Peça a eles que provem a comida que está preparando. Depois adicione algum tempero ou erva e peça que provem novamente. O sabor da comida melhorou com a adição do tempero? Ensine-os a quebrar ovos para fazer omeletes ou panquecas. Peça para que arrumem a mesa de forma bonita para que todos possam comer juntos. Por fim, peça ajudar para recolher ou lavar a louça.

10 a 14 anos: seus filhos estão crescendo e já conseguem executar tarefas mais complicadas como fazer panquecas, assar batatas ou brownies, cozinhar arroz. Eles continuam gostando a decorar os pratos, a escolher o recheio do sanduíche ou da pizza... Agora eles ja sabem lavar a louça sozinhos. Mas torne essa atividade agradável. Deixa que eles escolham a trilha sonora da lavação de louça. Esteja junto. 

Não temos tempo para estas atividades todos os dias, mas finais de semana, feriados e férias são ótimos momentos para começar a integrar crianças e adolescentes em atividades relacionadas à comida. Aprendem a ser membros da família mais participantes (e isso deve ser natural), capazes de fazer contribuições positivas e que são valorizadas pelos pais e irmãos. Com o tempo, tarefas mais complicadas vão ficando mais fáceis e eles um dia te surpreenderão, preparando uma refeição saudável, alegremente e sem ninguém solicitar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags