Estresse oxidativo em crianças com Síndrome de Down

Causas do estresse oxidativo. Adaptação de: http://www.barrekailua.com/

Causas do estresse oxidativo. Adaptação de: http://www.barrekailua.com/

O estresse oxidativo (desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a disponibilidade de antioxidantes) desempenha um papel importante nos processos degenerativos no cérebro de pessoas com Síndrome de Down (SD). A coenzima Q10 vem sido estudada por seu possível papel no reparo enzimático e também na regulação da expressão de genes. Crianças com SD apresentam redução significativa nos níveis de coenzima Q10 e aumento da inflamação (Zaki et al., 2016). 

Estudos com indivíduos típicos mostram que a suplementação de Q10 reduz o dano oxidativo após exercício físico (Pala et al., 2016), em pacientes com doença de Parkinson (Seet et al., 2014) e Alzheimer (Azza et al., 2016). Estudos de larga escala específicos com pessoas com Síndrome de Down ainda fazem-se necessários.

Debateremos mais sobre este e outros assuntos no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down. Inscreva-se.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/