Por quê trocar açúcar por adoçante não resolve?

Quando os adoçantes surgiram muita gente pensou que o problema do excesso de peso estaria resolvido. Tudo estava liberado, bolo, doce, suco, chá, refrigerante, contanto que não houvesse açúcar. Décadas depois a obesidade só aumentou no mundo todo. 

Hoje sabemos que adoçante não é solução para a perda de peso. Observe se quando toma refrigerante diet ou light não fica com mais fome momentos depois. Isso acontece porque nossa língua e intestino são cheios de receptores para o sabor doce. Quando eles são ativados pelo adoçante nosso corpo se prepara e produz insulina. Mas sem a chegada da glicose na corrente sanguínea é comum a hipoglicemia já que a pequena quantidade de açúcar que estava na corrente sanguínea entra nas células. Nesta situação sintomas como cansaço, irritabilidade são comuns. E a compulsão alimentar aparece nos obrigando a consumir mais alimentos calóricos.

Isso é fácil de entender já que nosso corpo precisa de calorias para fazer tudo funcionar. O #coração precisa bater, os rins precisam filtrar, as glândulas precisam produzir hormônios, as células precisam se reparar e o cérebro também precisa de energia para comandar tudo isso. 

As calorias vindas dos alimentos aumentam a produção de dopamina no cérebro, o que gera uma sensação de bem estar. Estudo publicado este mês na prestigiada revista Nature mostrou que o mesmo não acontece quando o açúcar é substituído pelos adoçantes (Tellez et al., 2016). Na falta de energia o cérebro continuará buscando açúcar. Isto não quer dizer que você pode abusar do açúcar. Ele é responsável por seus próprios males à saúde. O que isso quer dizer é que dietas com baixas calorias e cheias de adoçantes não funcionam. Passar fome deixa a maioria das pessoas mais compulsivas e procurando nos armários e na na geladeira alimentos em geral nada saudáveis.

A solução?

Sempre a mesma: inclua mais verduras, frutas, tubérculos, proteínas de boa qualidade e castanhas em suas refeições.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/